Os Prémios Ciências do Desporto 2018 foram apresentados no passado dia 9 de maio, em Lisboa.
Esta é uma parceria entre o Comité Olímpico de Portugal (COP) e a Fundação Millennium BCP com o objetivo de “contribuir para o desenvolvimento da investigação” em Portugal, sendo que este ano os prémios contam também com o apoio da Revista Visão, que se associou como parceiro Media.
Nesta cerimónia de apresentação estiveram presentes, para alé do presidente do COP, José Manuel Constantino e do presidente da Fundação Millennium BCP, Fernando Nogueira, a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo e Filipe Pais, em representação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.
Esta cerimónia ficou ainda marcada pela apresentação de uma conferência intitulada “A importância da investigação. O percurso de um cientista” e proferida pela investigadora e presidente do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, Maria Manuel Mota.
PRÉMIOS 2018
João Paulo Vilas Boas, vogal da Comissão Executiva do COP, fez a apresentação dos Prémios, tendo destacado a necessidade de “potenciar as Ciências do Desporto para que possam contribuir para melhorar a formação dos agentes desportivos”, desejando que a iniciativa possa “incentivar os mais novos a fazer ciência” que possa ser aplicada na prática desportiva.
As áreas temáticas a concurso nos Prémios Ciências do Desporto, em 2018, são:
* Fisiologia e Biomecânica do Desporto
* Economia, Direito e Gestão do Desporto
* História e Sociologia do Desporto
Os vencedores em cada uma das três áreas serão premiados com 5 000 euros e os segundos e terceiros classificados, distinguidos com menções honrosas, receberão cada um 1 000 euros.
Esta iniciativa pretende levar “os autores portugueses a apresentarem trabalhos de investigação, valorizando o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.
Os trabalhos podem ser submetidos até ao dia 30 de setembro de 2018.
Descarregue aqui os documentos necessários para submeter o seu trabalho: